Com o aumento da temperatura trazido pela primavera, algumas doenças virais tendem a aumentar a sua incidência, como a caxumba, catapora, rubéola e o sarampo. Estas doenças têm um pico de incidência nesta época do ano, e todas podem ser prevenidas por vacinação. A seguir saiba mais sobre a Varicela.
Descrição
Nome popular: Catapora.
O que é: Infecção viral primária, aguda, caracterizada por surgimento de exantema de aspecto maculopapular de distribuição centrípeta, que após algumas horas, adquire aspecto vesicular, evolui rapidamente para pústulas que, em 3 a 4 dias, forma crostas. Podem ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos. A sua principal característica clínica é o polimorfismo das lesões cutâneas acompanhadas de prurido. Em crianças, geralmente, a doença é benigna e autolimitada.
Transmissão
Agentes causadores (patógeno e vetores): Um vírus RNA, o Varicella-zoster, da família Herpetoviridae.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pelo contato direto ou por secreções respiratórias e, raramente, por meio de contato com lesões. Transmitida diretamente, por objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, ocorre entre 14 a 16 dias, podendo variar entre 10 a 20 dias após o contato. Pode ser mais curto em pacientes imunodeprimidos e mais longo após imunização passiva. O período de transmissibilidade varia de 1 a 2 dias antes da erupção até 5 dias após o surgimento do primeiro grupo de vesículas. Enquanto houver vesículas, a infecção é possível.
Diagnóstico
Clínico (principais sintomas): Uma vez alojados no organismo, os vírus começam a se reproduzir, invadem o sangue e produzem os sinais de infecção: febre 38°C a 38,5°C, mal-estar, perda do apetite, dor de cabeça. Os sintomas são mais ou menos intensos na dependência da quantidade de vírus contaminantes e da capacidade de defesa daquele indivíduo.
Tratamento
O diagnóstico é fundamentalmente clínico. O tratamento é dirigido ao abrandamento dos sintomas. É uma doença benigna e a cura se faz por reação do próprio organismo. Atualmente, as complicações mais importantes acontecem por contaminação com bactérias. Gestantes, recém-nascidos e indivíduos com defesas baixas são casos que necessitam atenção especial.
Prevenção
A vacina contra varicela é recomendada após o primeiro ano de idade em dose única. Os adolescentes suscetíveis necessitam 2 doses.
Fonte: www.infectologia.org.br/pg/956/varicela
Naimur Rahman
Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alteration in some form, by injected humour, or randomised words Mirum est notare quam littera gothica, quam nunc putamus parum claram, anteposuerit litterarum formas
replaySuriya Molharta
Lorem Ipsum available, but the majority have suffered alteration in some form, by injected humour, or randomised words Mirum est notare quam littera gothica, quam nunc putamus parum claram, anteposuerit litterarum formas
replay