Agência Nacional de Saúde (ANS) estrutura grupo multidisciplinar para conduzir o Projeto de Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar, cujo final é desenvolver um projeto de enfrentamento do sobrepeso e da obesidade reunindo diretrizes que apontem para a integração entre procedimentos de prevenção e cuidado da obesidade, compondo uma diretriz única, à qual as operadoras de planos de saúde possam seguir.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou no dia 30/03 a primeira reunião do grupo multidisciplinar que irá conduzir o Projeto de Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar. O grupo terá seu trabalho pautado em estudos científicos publicados no Brasil e no exterior e nos dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) da saúde suplementar, amplo estudo realizado pelo Ministério da Saúde e pela ANS.
“Dados do Vigitel apontam um excesso de peso e obesidade entre beneficiários de planos de saúde. A construção de diretrizes e de diagnósticos em conjunto com as entidades do setor é fundamental para elaborarmos ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças voltadas para a obesidade, incluindo a infantil”, explicou Karla Coelho, diretora de Normas e Habilitação do Produtos da ANS.
De acordo com o Vigitel Brasil 2015 (último relatório publicado), os beneficiários de planos de saúde estão fumando menos, consumindo mais frutas e hortaliças e se exercitando mais, mas ainda sofrem com o sobrepeso e a obesidade. A proporção de indivíduos com sobrepeso cresceu 12,5% e a de obesos 36% desde 2008, ano em que foi feito o primeiro levantamento.
“Sabemos que o problema não tem uma única causa, ele é multifatorial, e que a solução não pode vir de uma única instituição, nem mesmo apenas do setor da saúde. É preciso envolver outros setores, como o da indústria alimentícia e o da educação”, disse Raquel Lisbôa, gerente geral de Regulação da ANS.
Segundo Katia Audi, gerente de Monitoramento Assistencial da Agência, o objetivo final do grupo é “desenvolver um projeto de enfrentamento do sobrepeso e da obesidade reunindo diretrizes que apontem para a integração entre procedimentos de prevenção e cuidado da obesidade, compondo uma diretriz única, à qual as operadoras de planos de saúde possam seguir”.
Participaram do encontro as seguintes entidades: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO; Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM; Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP; Serviço Social do Comércio – SESC; Serviço Social da Indústria – SESI; Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS; Conselho Federal de Educação Física; Portal Panelinha e Ministério da Saúde, além de pesquisadores e técnicos da ANS.
O encontro foi realizado a oito dias do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07/04.
|