Com a chegada do fim do ano, muitas confraternizações aumentam o consumo de alimentos menos habituais, o que pode contribuir para casos de alergia alimentar.
Alergias alimentares são reações do sistema de defesa (imunológico), contra proteínas presentes em um alimento, reconhecidas como “inimigas” do organismo. As manifestações podem ocorrer em minutos, horas ou dias após a ingestão do alimento. Cerca de 80% destas reações são desencadeadas por leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, crustáceos e peixes. Os sintomas devem ocorrer sempre que houver a ingestão/contato com aquele alimento. Como os sintomas são muito variáveis (manchas na pele, inchaço de olhos/boca, diarreia, vômitos, entre outros) é importante a consulta com o especialista, que poderá, conforme o caso, solicitar exames específicos para auxiliar o diagnóstico.
Antes de elaborar o cardápio de uma festa, é recomendável verificar se algum convidado tem alergia alimentar. E ao participar de algum evento, é importante estar atento ao cardápio. Atenção e boas festas!